SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2PATRIMÔNIOS E CONFLITOS DE UM AFOXÉ NA REURBANIZAÇÃO DA REGIÃO PORTUÁRIA CARIOCA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mana

versão impressa ISSN 0104-9313versão On-line ISSN 1678-4944

Resumo

GONGORA, Andrés. O GOVERNO DAS REDES: UMA ETNOGRAFIA DA REDUÇÃO DE DANO NA COLÔMBIA. Mana [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.277-310. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442016v22n2p277.

Com a intenção de trazer elementos para uma antropologia das formas de governo contemporâneas, descrevo neste texto uma trama de atores, agências, racionalidades, técnicas e tecnologias que participam do universo da redução do consumo de drogas na Colômbia. Com base na experiência do autor no campo da formulação e aplicação de modelos e políticas para a redução do consumo de drogas e no material etnográfico compilado na cidade de Bogotá em 2012, o artigo segue a pista de um modelo terapêutico de produção transnacional criado para "reduzir os danos" ocasionados pelas drogas, cujos principais objeto e sujeito de intervenção são "redes sociais". Para compreender o campo semântico no qual estas ideias ganham sentido, explora-se etnograficamente o mundo dos profissionais do risco, atores que são ao mesmo tempo artífices e porta-vozes de artefatos desenhados para converter riscos e danos em objetos governáveis. Nesta trama relacional interagem agências de cooperação internacional, organizações da sociedade civil agrupadas em redes transnacionais, instituições da administração pública e uma ampla gama de profissionais, técnicos, operadores e atores locais com trajetórias diversas, cuja agência contribui para tornar verossímil o "problema das drogas" e a mistificar a entidade transcendente que denominam "Estado".

Palavras-chave : Formas de governo; Etnografia; Colômbia; Políticas de drogas; Redes sociais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )