Acessibilidade / Reportar erro

PATRIMÔNIOS E CONFLITOS DE UM AFOXÉ NA REURBANIZAÇÃO DA REGIÃO PORTUÁRIA CARIOCA 1 1 Os dados apresentados neste artigo foram, em sua maioria, coletados durante a realização de minha tese de doutorado (Guimarães 2011a, 2014) a partir de observação participante, entrevistas, registros fotográficos e audiovisuais de locais e eventos, e consultas a arquivos públicos e produtos de comunicação como jornais, filmes e obras literárias. No processo de análise desses dados, foram fundamentais a orientação de José Reginaldo Gonçalves e os debates no Laboratório de Antropologia de Arquitetura e Espaços (Laares). Foram ainda importantes na elaboração deste texto a leitura e os comentários de João Paulo Castro e as sugestões dos pareceristas anônimos da revista.

PATRIMONIOS Y CONFLICTOS DE UN AFOXÉ EN LA REURBANIZACIÓN DE LA REGIÓN PORTUARIA CARIOCA

HERITAGE AND CONFLICTS OF AN AFOXÉ IN THE REURBANIZATION OF THE PORT OF RIO DE JANEIRO

Resumo

Neste artigo, reflito sobre os efeitos da reurbanização da região portuária carioca sobre o Afoxé Filhos de Gandhi, bloco carnavalesco referenciado nas práticas do candomblé. Busco compreender como o bloco organizou um pleito de reconhecimento patrimonial a partir da construção narrativa da Pequena África na tentativa de regularizar e reformar o sobrado de sua sede de ensaios, mas não encontrou apoio governamental ou privado porque o imóvel foi classificado como "em ruínas e invadido". Exploro a hipótese de que o não reconhecimento se deveu, por um lado, ao fato de que esses setores privilegiaram investir em narrativas sobre um passado mítico relacionado à oralidade e à religiosidade africanas, o que dissociava as ações patrimoniais e turísticas das demandas habitacionais do tempo presente. Mas se deveu também a disputas dos integrantes do bloco sobre suas concepções de patrimônio, que reverberavam diferentes experiências e memórias coletivas do "povo do santo".

Palavras-chave:
Patrimônio cultural; Projeto urbano; Candomblé; Carnaval; Afoxé Filhos de Gandhi; Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com