SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2PATRIMÔNIOS E CONFLITOS DE UM AFOXÉ NA REURBANIZAÇÃO DA REGIÃO PORTUÁRIA CARIOCAOS NÃO ANIMAIS E A CATEGORIA "ANIMAL". DEFININDO A ZOOSOCIOCOSMOLOGIA ENTRE OS TOBA (QOM) DO CHACO ARGENTINO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mana

versão impressa ISSN 0104-9313versão On-line ISSN 1678-4944

Resumo

KROPFF, Laura. ENTRE GENEALOGIAS FAMILIARES E GENEALOGIAS POLÍTICAS: JOVENS EM UM PROCESSO DE COMUNALIZAÇÃO MAPUCHE NA ARGENTINA. Mana [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.341-368. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442016v22n2p341.

A partir de uma perspectiva teórica que entende que a idade e a etnia são clivagens estreitamente interligadas, este artigo discute o seu impacto sobre o processo de comunalizaçao da comunidade mapuche Newen Ñuke Mapu (Rio Negro, Argentina) e, especificamente, o caso do lof Mariano Epulef incluído nessa comunidade. Nesse contexto, o objeto de análise é a maneira pela qual as articulações contemporâneas da geração de "jovens mapuche" produzem significações, por um lado, sobre a genealogia política do movimento mapuche que se desenvolveu nas últimas décadas do século XX e, por outro, sobre as genealogias das famílias e da comunidade. Ao mesmo tempo, o artigo aproxima-se do modo pelo qual essas genealogias definem as articulações das gerações. Esta tarefa inclui estudar a apropriação crítica dos discursos políticos mapuche por "jovens" nos processos das comunidades rurais.

Palavras-chave : Etnia; Gerações; Política; Mapuche.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )