SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2ENTRE GENEALOGIAS FAMILIARES E GENEALOGIAS POLÍTICAS: JOVENS EM UM PROCESSO DE COMUNALIZAÇÃO MAPUCHE NA ARGENTINAMILITANTES, IRMÃOS E CABOS ELEITORAIS: VIDA ASSOCIATIVA E TERRITÓRIO NAS PERIFERIAS DA CIDADE DE SÃO PAULO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mana

versão impressa ISSN 0104-9313versão On-line ISSN 1678-4944

Resumo

MEDRANO, Celeste. OS NÃO ANIMAIS E A CATEGORIA "ANIMAL". DEFININDO A ZOOSOCIOCOSMOLOGIA ENTRE OS TOBA (QOM) DO CHACO ARGENTINO. Mana [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.369-402. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442016v22n2p369.

Neste artigo, são analisadas as categorias a partir das quais se divide o mundo dos existentes entre os Toba (Qom) do Chaco argentino. A proposta baseia-se na comparação de atributos que definem os humanos e não humanos com a finalidade de complexificar estes últimos, dentro dos quais se encontram os animais. Em um primeiro momento, são examinadas algumas particularidades do aspecto externo, as preferências alimentares, o regime sexual e reprodutivo, o comportamento e habitat daqueles a quem os Toba denominam shiỹaxaua (pessoa) para, em um segundo momento, explorá-las entre aqueles identificados como "animais". Finalmente, problematiza-se a categoria "animal" e propõe-se uma macrotaxonomia que fornece um marco de análise dentro da qual podem ser aprofundados os aspectos da zoosociocosmologia deste grupo indígena.

Palavras-chave : Não animais; Macrotaxonomía; Qom; Toba; Grande Chaco.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )