SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2OS NÃO ANIMAIS E A CATEGORIA "ANIMAL". DEFININDO A ZOOSOCIOCOSMOLOGIA ENTRE OS TOBA (QOM) DO CHACO ARGENTINO"... O QUE EU QUERO PARA MINHA FILHA": RUMOS DE (IN)DEFINIÇÃO DA EXPLORAÇÃO SEXUAL NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mana

versão impressa ISSN 0104-9313versão On-line ISSN 1678-4944

Resumo

MORENO, Gilberto Geribola. MILITANTES, IRMÃOS E CABOS ELEITORAIS: VIDA ASSOCIATIVA E TERRITÓRIO NAS PERIFERIAS DA CIDADE DE SÃO PAULO. Mana [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.403-434. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442016v22n2p403.

O artigo apresenta e discute as interações entre um grupo de jovens militantes e os membros de uma associação de bairro da periferia da cidade de São Paulo. O material apresentado é originário de uma pesquisa etnográfica multissituada realizada entre os anos de 2010 e 2013 em cinco espaços associativos. Para este artigo, selecionou-se uma associação dedicada ao futebol de várzea e ao samba. Nesse espaço, um grupo de jovens militantes, não pertencente à associação, intentou desenvolver uma ação política através da organização de um sarau. Por meio da apresentação de cenas descritivas, o artigo discute as relações entre os militantes e os "irmãos" que estão à frente da associação. Descrevendo as interações dos agentes que compõem esse espaço associativo, aponto suas perspectivas de ação política em um ambiente marcado pela prevalência de relações assimétricas.

Palavras-chave : Vida associativa; Etnografia; Periferia; Jovens; Política.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )