SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1The explosion of the gaze: On tobacco for the Arawa of the Purus riverAlliance as drama: ethics and aesthetics of masculinity in the context of an uxorilocal affective economy (Guna, Panama) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Mana

Print version ISSN 0104-9313On-line version ISSN 1678-4944

Abstract

COSTA OLIVEIRA, Thiago Lopes da. Corpos Partidos: adornos cerimoniais, benzimentos rituais e a estética da produção no alto Rio Negro. Mana [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.37-76. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442017v23n1p037.

Este artigo aborda os envolvimentos entre os índios do alto rio Negro e os seus adornos cerimoniais a partir de uma etnografia realizada entre os Baniwa do clã Hohodeni, um coletivo de língua Arawak que vive na região. Após discutir a morfologia destes objetos, destaco a diferença entre a sua produção nos tempos originários e nos tempos atuais. Esta análise indicará como o conhecimento mítico e ritual é mobilizado para a transformação de seres vivos em artefatos, situando as relações entre humanos, animais e vegetais no conjunto mais amplo de relações entretidas entre humanos e não humanos. Ao final, comparo os adornos aos benzimentos rituais necessários para fabricá-los, sugerindo uma visão mais ampla da “estética da produção” rionegrina.

Keywords : adornos corporais; benzimentos rituais; estética da produção; Baniwa; alto rio Negro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )