SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Partible Bodies: ceremonial ornaments, spells and the aesthetics of production in the upper Rio NegroThe voice of families and voices about the family in a centre for socio-educational measures in an open environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Mana

Print version ISSN 0104-9313On-line version ISSN 1678-4944

Abstract

DIAS, Diego Madi. A aliança enquanto drama: est/ética da masculinidade no contexto de uma economia afetiva uxorilocal (Guna, Panamá). Mana [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.77-108. ISSN 0104-9313.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442017v23n1p077.

O artigo lança um olhar para os Guna a partir da casa de residência, espaço privilegiado de comunhão e compartilhamento de recursos. Meu objetivo é demonstrar que a residência em Gunayala movimenta uma economia doméstica dos pensamentos: os Guna dizem que a pessoa preguiçosa (wiegala) não pensa nos outros (binsaed suli). Ela é considerada sunnasuli - "não é parente de verdade" ou, simplesmente, "malvada". O dom é a linguagem utilizada para dar conta das transações que ocorrem no registro da intimidade. Procuro explorar as consequências da ética da convivialidade guna no que se refere à masculinidade, na medida em que os homens são levados a pensar em sua esposa como condição de fixação e permanência na casa dos afins. O problema da troca é examinado a partir das raízes mitológicas, rituais e sociológicas da uxorilocalidade, permitindo compreender o esforço de consanguinização da afinidade nos termos de um drama residencial: o drama da aliança ou a aliança enquanto drama.

Keywords : Gênero; Intimidade; Ética; Uxorilocalidade; Masculinidade; Guna.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )