SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2A MORAL DE DEUS: DÁDIVA E HUMANIDADE NA VERSÃO APANJEKRA DO CRISTIANISMO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mana

versão impressa ISSN 0104-9313versão On-line ISSN 1678-4944

Resumo

CAUX, Camila. A LUA E O OUTRO LADO DA TERRA: MENSTRUAÇÃO, CONCEPÇÃO E GESTAÇÃO ENTRE AS ARAWETÉ. Mana [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.9-36. ISSN 0104-9313.  https://doi.org/10.1590/1678-49442018v24n2p009.

O objetivo deste texto é descrever alguns aspectos da fisiologia feminina segundo o que me ensinaram os Araweté, povo indígena habitante do médio curso do rio Xingu (PA) e falante de um idioma da família tupi-guarani. Falarei da relação entre menstruação e concepção, da diferença entre matéria menstrual e gestacional, do caráter fecundador do sêmen e de sua propriedade auto-fabricadora, da capacidade “contenedora” do corpo feminino e do conjunto de restrições parentais durante a gravidez. Darei também ênfase para as figuras de Jahi (Lua) e Iwikatin-hã (aquele que vive do “outro lado da terra”, ou o Dono do Rio), dois seres associados ao universo reprodutivo araweté e particularmente relacionados com as lógicas corporais femininas. Evidenciarei enfim alguns elementos cosmológicos associados a cada um deles e os efeitos de seu contato com as mulheres.

Palavras-chave : Arawete; menstruação; gestação; lua; sucuri.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )