SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Resistência aos números: a favela como realidade (in)quantificávelOs “Viajeros Golondrina”: uma etnografia transnacional da migração chilota em Fuego-Patagônia do Chile e Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mana

versão impressa ISSN 0104-9313versão On-line ISSN 1678-4944

Resumo

AVILA, Edwin Diego Salcedo  e  PAES-MACHADO, Eduardo. Vitimização e deslocamento forçado de mulheres no conflito armado colombiano. Mana [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.95-125.  Epub 30-Maio-2019. ISSN 0104-9313.  https://doi.org/10.1590/1678-49442019v25n1p095.

Este trabalho discute a vitimização de mulheres no conflito armado colombiano utilizando dados de entrevistas com mulheres deslocadas das zonas de conflito e analisando a vitimização por perdas materiais, violência sexual, assassinatos e desaparecimento de pessoas mais próximas. Esta investigação mostra que, apesar de a violência sexual ser a forma mais específica de vitimização das mulheres, as demais vitimizações também tiveram uma forte influência sobre elas. Enquanto a destruição do patrimônio material minou a reprodução social dos seus grupos familiares, as perdas humanas efetivas e potenciais de pessoas significativas afetaram os laços de maternidade, cuidado e proteção por parte delas. Conclui-se que a sobrecarga daí resultante obrigou essas mulheres a reagirem contra os grupos armados e a fugirem dos seus lugares de origem para proteger suas famílias.

Palavras-chave : Colômbia; Conflito armado; Mulheres; Vitimização; Resistência; Deslocamento forçado.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )