Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do silício na resistência do sorgo (Sorghum bicolor) ao pulgão-verde Schizaphis graminum (Rond.) (Homoptera: Aphididae)

Silica effect on the resistance of Sorghum bicolor (L) Moench to the greenbug Schizaphis graminum (Rond.) (Homoptera: Aphididae)

O objetivo foi avaliar o efeito do silício como indutor de resistência de plantas de sorgo ao pulgão-verde Schizaphis graminum (Rond.). Foram conduzidos testes de preferência, utilizando-se dois genótipos de sorgo, um suscetível e um resistente, com e sem aplicação de silício. O silício, na forma de solução de silicato de sódio (25,5 a 28,5% de SiO2) foi aplicado cinco vezes e a cada cinco dias, sendo a primeira 14 dias após a semeadura. Em cada aplicação foi adicionado 0,8ml da solução de silicato de sódio em 49,2ml de água para cada vaso, de modo que, ao final das aplicações, cada vaso recebeu 4ml de silicato de sódio. No teste de livre escolha os pulgões adultos foram liberados no centro de uma arena formada por quatro discos de folhas. No teste sem chance de escolha, os pulgões foram confinados em seções de folha. Os resultados demonstraram que o silício causou redução na preferência e na reprodução do pulgão-verde.

Insecta; afídeos; resistência induzida; manejo de pragas


Sociedade Entomológica do Brasil Caixa postal 481 - CEP 86001-970, Londrina - PR - Brasil, Fone:(43) 3376 2262, Fax: (43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: suemart@sercomtel.com.br