SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Alternate feeding plants for the boll weevil (Anthonomus grandis Boh.) (Coleoptera: Curculionidae) in the province of Formosa, Argentina: palynologic analysis of the digestive tractDegree-day model for predicting the occurrence of nymphs and adults of Piezodorus guildinii (West.) (Heteroptera: Pentatomidae) in soybean author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Sociedade Entomológica do Brasil

Print version ISSN 0301-8059

Abstract

AVILA, Crébio J.; TABAI, Alessandra Cristina P.  and  PARRA, José R. P.. Comparação de técnicas para criação de Diabrotica speciosa (Germar) (Coleoptera: Chrysomelidae) em dietas natural e artificial. An. Soc. Entomol. Bras. [online]. 2000, vol.29, n.2, pp. 257-267. ISSN 0301-8059.  http://dx.doi.org/10.1590/S0301-80592000000200007.

Foram realizados estudos visando aperfeiçoar o método de criação de Diabrotica speciosa (Germar) (Coleoptera:Chrysomelidae) em condições de laboratório. Foram comparados três sistemas para criação das larvas, sendo dois deles com dieta natural, constituída de plântulas de milho mantidas em vermiculita ou em papel de germinação (germiteste) e um outro sistema com dieta artificial. Foram avaliados os seguintes parâmetros biológicos: duração e viabilidade no período larva-adulto, peso de adultos (machos e fêmeas) recém-emergidos, períodos de pré-oviposição e de oviposição, longevidade de machos e de fêmeas e fecundidade. Os efeitos de diferentes densidades de larvas (100, 200, 400 e 600 larvas) no recipiente de criação, contendo a mesma quantidade de dieta natural, sobre a duração e viabilidade do período larva-adulto e peso de machos e fêmeas recém-emergidos foram também avaliados. No sistema de criação com dieta natural mantida em vermiculita, a viabilidade do período larva-adulto foi superior ao sistema em que esta dieta foi mantida em papel umedecido. Fato inverso foi observado em relação à duração do referido período. As fêmeas provenientes da dieta artificial, apresentaram menores períodos de pré-oviposição e de oviposição e foram menos fecundas do que as obtidas em dieta natural. O aumento da densidade larval no recipiente de criação alongou a duração e diminuiu a viabilidade do período larva-adulto e reduziu o peso de adultos. Utilizando-se dieta natural em vermiculita, foi possível obter grande quantidade de insetos com significativa redução de mão-de-obra e de espaço físico no laboratório.

Keywords : Insecta; vaquinha; viabilidade larva-adulto; fecundidade; longevidade.

        · abstract in English     · text in Spanish     · pdf in Spanish