SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Oviposition behavior of Neomegalotomus parvus (West.) (Hemiptera: Alydidae): daily rhythm and site choice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Sociedade Entomológica do Brasil

Print version ISSN 0301-8059

Abstract

CAMPOS, Wellington G.; PEREIRA, Débora B.S.  and  SCHOEREDER, José H.. Comparação da eficiência de modelos de armadilhas de interceptação de vôo na amostragem de Hymenoptera e outros insetos. An. Soc. Entomol. Bras. [online]. 2000, vol.29, n.3, pp. 381-389. ISSN 0301-8059.  http://dx.doi.org/10.1590/S0301-80592000000300001.

Armadilhas de interceptação de vôo para insetos propostas por Townes (1972) e Masner & Goulet (1981) foram modificadas. Os modelos originais e os modificados foram comparados entre si em sua eficiência na amostragem de ordens de Insecta e famílias de Hymenoptera. O uso de bandejas pintadas na cor amarela aumentou significativamente a eficiência de captura das armadilhas de Masner & Goulet. A união, em uma única armadilha, da bandeja amarela, típica do modelo de Masner & Goulet, com o pote, típico das armadilhas Malaise, não reduziu a eficiência individual dos dois sistemas. A associação desses sistemas de captura por interceptação de vôo, mais a atratividade da cor amarela, permitiu o funcionamento, num mesmo local e ao mesmo tempo, de três técnicas que geralmente têm sido empregadas isoladamente. O resultado foi o somatório de amostras padronizadas, sem perda de eficiência individual. Um menor esforço humano é possível, porque reduz a quantidade de armadilhas. O custo financeiro também é menor, devido à economia de tecido utilizado. Como uma técnica compensa a menor eficiência da outra na captura de determinados taxa, um modelo de armadilha que associa todas elas pode ser particularmente útil em levantamentos faunísticos abrangentes.

Keywords : Insecta; armadilha Malaise; parasitóides; metodologia amostral; levantamento faunístico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese