SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Comparison of the efficiency of flight-interception trap models for sampling Hymenoptera and other insectsDistribution of the spittlebug Deois flavopicta Stal (Homoptera: Cercopidae) on wild and cultivated host species author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Sociedade Entomológica do Brasil

Print version ISSN 0301-8059

Abstract

VENTURA, Maurício U.  and  PANIZZI, Antônio R.. Comportamento de oviposição de Neomegalotomus parvus (West.) (Hemiptera: Alydidae): ritmo diário e escolha do local. An. Soc. Entomol. Bras. [online]. 2000, vol.29, n.3, pp. 391-400. ISSN 0301-8059.  http://dx.doi.org/10.1590/S0301-80592000000300002.

Foi o estudado o comportamento de Neomegalotomus parvus (West.) relacionado à escolha de fendas em vagens de guandu, Cajanus cajan (L.) Millsp., para deposição de ovos. O bloqueamento de antenas, tarsos, olhos, abdome ou todas as estruturas simultaneamente não afetou a escolha do local em vagem de guandu (fendas). A oviposição ocorreu principalmente no período da tarde. A maior quantidade de ovos foi depositada das 16 às 18 h. As fêmeas moveram as antenas alternadamente para baixo e para cima; o tateamento/antenação foi realizado, primeiramente com antena e depois com a extremidade do labium e o ovipositor foi evertido e esfregado na superfície da vagem determinando a oviposição. Os ovos foram depositados com uma substância adesiva. Mecanoreceptores foram observados no ovipositor.

Keywords : Insecta; ritmo cicardiano; Cajanus cajan.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English