SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Effect of stereoisomers of the main component of the sex pheromone of Euschistus heros (F.) (Hemiptera: Pentatomidae) in the attractiveness of femalesAn annotated list of insect herbivores foraging on the seedlings of five forest trees in Guyana author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Sociedade Entomológica do Brasil

Print version ISSN 0301-8059

Abstract

FERNANDES, Geraldo W. et al. Resposta do inseto galhador Aciurina trixa Curran (Diptera: Tephritidae) à qualidade da planta hospedeira. An. Soc. Entomol. Bras. [online]. 2000, vol.29, n.3, pp. 423-431. ISSN 0301-8059.  http://dx.doi.org/10.1590/S0301-80592000000300005.

A seleção da planta hospedeira pela fêmea, o comportamento de oviposição e o desempenho da prole do tefritídeo galhador Aciurina trixa Curran (Diptera: Tephritidae) em plantas de Chrysothamnus nauseosus hololeucus Pall. (Britton) (Asteraceae), fertilizadas com NPK e em um grupo controle, foram estudados no Norte do Arizona, EUA. Não houve diferença na proporção de fêmeas que selecionaram o grupo controle e as que selecionaram as plantas fertilizadas nem entre o tempo de aceite da planta hospedeira no grupo controle e o tempo de aceite das plantas fertilizadas. As fêmeas ovipositaram menor número de ovos e levaram mais tempo durante a oviposição em plantas do grupo controle do que em plantas que receberam tratamento. O desempenho larval (medido como o período do início do desenvolvimento da galha na planta, diâmetro da galha e peso larval) não apresentou diferenças estatisticamente significantes entre plantas fertilizadas e do grupo controle (P > 0,05).

Keywords : Insecta; Chrysothamnus nauseosus; galhas de inseto; comportamento do inseto; preferência alimentar.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English