SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Temporal variability and progression of Neozygites sp. (Zygomycetes: Entomophthorales) in populations of Mononychellus tanajoa (Bondar) (Acari: Tetranychidae)Predatory activity of Phytoseiid mites on the developmental stages of coffee ringspot mite (Acari: Phytoseiidae: Tenuipalpidae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Sociedade Entomológica do Brasil

Print version ISSN 0301-8059

Abstract

NEVES, Pedro M.O.J.  and  ALVES, Sérgio B.. Inibição da capacidade de limpeza em Cornitermes cumulans (Kollar) (Isoptera: Termitidae) inoculados com fungos entomopatogênicos e tratados com imidaclopride. An. Soc. Entomol. Bras. [online]. 2000, vol.29, n.3, pp. 537-545. ISSN 0301-8059.  http://dx.doi.org/10.1590/S0301-80592000000300016.

Este estudo foi realizado para comprovar a inibição do comportamento de limpeza de C. cumulans quando tratado com conídios de fungos entomopatogênicos e sub-doses do inseticida imidaclopride. As observações foram realizadas através de microscópio eletrônico de varredura. Os operários mostraram um eficiente mecanismo de limpeza o que possibilitou a remoção, nas primeiras horas após a aplicação, de praticamente todos os conídios da cutícula dos soldados e dos outros operários. O inseticida imidaclopride, quando utilizado em doses sub-letais, inibiu o comportamento de limpeza, permitindo que os conídios germinassem e penetrassem a cutícula do inseto provocando a infeção.

Keywords : Insecta; controle biológico; Beauveria bassiana; Metarhizium anisopliae; cupim de montículo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English