SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Oligosaccharides in the honeydew of Coccoidea scale insects: Coccus hesperidum L. and a new Stigmacoccus sp. in BrazilPhoretic association between Nanocladius (Plecopteracoluthus) sp. (Chironomidae: Diptera) and Thraulodes sp. (Leptophlebiidae: Ephemeroptera) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Sociedade Entomológica do Brasil

Print version ISSN 0301-8059

Abstract

MARTINEZ, Sueli S. et al. Identificação, distribuição geográfica e plantas hospedeiras de biótipos de Bemisia tabaci (Genn.) (Homoptera: Aleyrodidae) no Estado do Paraná. An. Soc. Entomol. Bras. [online]. 2000, vol.29, n.3, pp. 597-603. ISSN 0301-8059.  http://dx.doi.org/10.1590/S0301-80592000000300023.

O objetivo deste trabalho foi identificar os biótipos de Bemisia tabaci (Genn.) presentes no estado do Paraná e determinar sua distribuição geográfica e plantas hospedeiras. Cerca de 50 adultos foram coletados em diversas culturas hospedeiras, plantas daninhas e ornamentais, nas regiões Norte, Noroeste, Nordeste, Oeste e Centro do estado, de janeiro a maio, durante os anos de 1998 e 1999. As espécies foram identificadas por meio de RAPD-PCR, usando-se o primer Operon H-16. Populações de mosca branca foram detectadas a partir do mês de fevereiro em ambos os anos, raramente atingindo níveis superiores a um adulto por folha. O inseto foi encontrado em somente 66% das áreas amostradas e o mosaico dourado do feijoeiro praticamente não foi detectado durante o período. Ambos biótipos A e B de B. tabaci foram coletados no estado do Paraná, sendo o biótipo B mais restrito à Região Norte. Apesar de este biótipo ter sido encontrado colonizando uma faixa maior de plantas hospedeiras, ele não ainda não se encontra amplamente distribuído nas diversas regiões e a maior parte dos espécimes coletados foram identificados como biótipo A. Um padrão de bandas distinto daqueles obtidos para os biótipos A e B de B. tabaci foi obtido exclusivamente com as populações coletadas em mandioca, indicando a possível presença de um biótipo específico para essa cultura.

Keywords : Insecta; mosca branca; RAPD; variabilidade de DNA.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English