Acessibilidade / Reportar erro

Localização de presas à curta distância por Neoseiulus californicus (McGregor) (Acari: Phytoseiidae): o papel dos aleloquímicos dos ácaros fitófagos Panonychus ulmi (Koch) e Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae) e da planta hospedeira, Malus domestica (Borkham)

Short-distance prey location by Neoseiulus californicus (McGregor) (Acari: Phytoseiidae): the role of the allelochemicals from two phytophagous mites, Panonychus ulmi(Koch) and Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae), and their host plant, Malus domestica (Borkham)

Para conhecer os estímulos olfativos à curta distância que Neoseiulus californicus (McGregor) usa para encontrar seu alimento, isto é, os ácaros fitófagos Panonychus ulmi (Koch) e Tetranychus urticae Koch, estudaram-se as respostas deste ácaro predador em relação aos aleloquímicos voláteis oriundos tanto das duas espécies de presa como de sua planta hospedeira, Malus domestica (Borkham). Na extremidade de um braço da trilha em Y foi introduzido um disco de folha sadia de macieira (= controle) e na outra um dos oito tipos de estímulo (= tratamento) seguintes: 1) folha sadia, 2) folha sadia com a presa, 3) folha sadia com cairomônios da presa, 4) folha sadia com a presa e seus cairomônios, 5) folha atacada limpa, 6) folha atacada com a presa, 7) folha atacada com cairomônios da presa e 8) folha atacada com a presa e seus cairomônios. Para cada tratamento, observou-se a direção do deslocamento do ácaro predador e analisou-se sua porcentagem de resposta. Para localizar P. ulmi, N. californicus orientou-se pelos estímulos oriundos de folhas sadias com a presa e seus cairomônios (T4), folhas atacadas com cairomônios da presa (T7) e folhas atacadas com a presa e seus cairomônios (T8). Com relação a T. urticae, o ácaro predador respondeu significativamente aos estímulos oriundos de folhas sadias com cairomônios da presa (T3) e de folhas sadias com a presa e seus cairomônios (T4), assim como de todas as combinações com folhas atacadas (T5-8). Estes resultados demonstram que os voláteis emanados pelos ácaros fitófagos, por seus subprodutos e pela planta por eles atacada, em conjunto ou isoladamente, são importantes fontes de informação para N. californicus localizar T. urticae à curta distância. Por outro lado, somente a combinação de dois ou mais estímulos olfativos parece sinalizar a localização de P. ulmi para o ácaro predador, principalmente se os cairomônios de suas fezes, ovos e exúvias estiveram incluídos em tal mistura.

Ácaros predadores; cairomônios; comportamento de busca; pragas da macieira; sinomônios


Sociedade Entomológica do Brasil Caixa postal 481 - CEP 86001-970, Londrina - PR - Brasil, Fone:(43) 3376 2262, Fax: (43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: suemart@sercomtel.com.br