SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Effect of pirimicarb application on field ppulations of Myzus persicae (Sulz.) (Homoptera: Aphididae) with different esterase levelsDetection and monitoring of resistance in Brevipalpus phoenicis (Geijskes) (Acari: Tenuipalpidae) to dicofol author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Sociedade Entomológica do Brasil

Print version ISSN 0301-8059

Abstract

LORINI, Irineu  and  GALLEY, David J.. Efeito dos sinergistas butóxido de piperonila e DEF em raças de Rhyzopertha dominica resistentes à deltametrina. An. Soc. Entomol. Bras. [online]. 2000, vol.29, n.4, pp. 749-755. ISSN 0301-8059.  http://dx.doi.org/10.1590/S0301-80592000000400015.

Os sinergistas são uma importante ferramenta de laboratório para auxiliar na determinação dos mecanismos de resistência de uma população de insetos. Esse tipo de investigação tem gerado resultados de grande valor no entendimento dos mecanismos de resistências aos pesticidas. Neste trabalho, foi testado o efeito de sinergistas na supressão da resistência de Rhyzopertha dominica (F.) resistentes ao inseticida deltametrina. Quatro raças da praga foram avaliadas: duas raças susceptíveis, BR4 e UK1, mantidas em laboratório por oito gerações consecutivas sem qualquer exposição à deltametrina; e duas raças resistentes, BR6 e BR7, mantidas em constante seleção por cinco gerações em laboratório com o inseticida. Cada raça foi avaliada em bioensaios com deltametrina impregnada em papel filtro, combinado com quatro proporções de cada sinergista (butóxido de piperonila e DEF), separadamente. As proporções foram: 1:0, 1:5, 1:10 e 1:15, de deltametrina e do sinergista, respectivamente. Embora em diferentes proporções, ambos sinergistas bloquearam as enzimas envolvidas na resistência da praga. O butóxido de piperonila conferiu os maiores índices de toxicidade sobre as raças resistentes, reduzindo em até 27 vezes o índice de rsistência do inseto, enquanto que DEF mostrou pouco efeito, reduzindo em no máximo cinco vezes a resistência das mesmas raças do inseto. Mesmo assim, a resistência não foi totalmente suprimida, sugerindo que outros mecanismos do inseto estão associados à resistência de deltametrina, além do metabolismo pelas enzimas oxidases e esterases.

Keywords : Insecta; grãos armazenados; resistência a inseticidas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English