SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Antibiosis of potato clones to Phthorimaea operculella (Zeller) (Lepidoptera: Gelechiidae)Toxic activity of organic extracts from Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) against Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Sociedade Entomológica do Brasil

Print version ISSN 0301-8059

Abstract

ALVES, Everaldo B.; OMOTO, Celso  and  FRANCO, Claudio R.. Mistura de dicofol com fempiroximato no manejo da resistência de Brevipalpus phoenicis (Geijskes) (Acari: Tenuipalpidae) ao dicofol. An. Soc. Entomol. Bras. [online]. 2000, vol.29, n.4, pp. 789-797. ISSN 0301-8059.  http://dx.doi.org/10.1590/S0301-80592000000400020.

A mistura dos acaricidas dicofol e fempiroximato para o manejo da resistência de Brevipalpus phoenicis (Geijskes) ao dicofol foi avaliada no presente estudo. Inicialmente, a interação de dicofol e fempiroximato foi testada a partir das CL25s de cada produto para as linhagens de B. phoenicis suscetível (S) e resistente (R) ao dicofol. Foi observada uma interação sinérgica da mistura para as duas linhagens. Posteriormente, a persistência da atividade biológica dos resíduos de dicofol (na concentração comercial de 360 g de ingrediente ativo [I.A.] / 1.000 L de água), fempiroximato (50 g de I.A. / 1.000 L de água) e mistura de dicofol e fempiroximato (240 e 25 g de I.A. / 1.000 L de água, respectivamente) foi avaliada em um pomar comercial de citros. Após a aplicação dos produtos, frutos foram coletados periodicamente e infestados com as linhagens S e R no laboratório. Resíduos de dicofol e da mistura discriminaram as linhagens, ou seja, maior mortalidade da linhagem S em relação à R foi observada em todas as avaliações. Resíduos de fempiroximato não discriminaram as linhagens, porém a concentração aplicada do produto não proporcionou controle eficiente de B. phoenicis. O sinergismo entre o dicofol e fempiroximato não foi eficiente no manejo da resistência de B. phoenicis ao dicofol.

Keywords : Ácaro da leprose; Citrus sinensis; controle químico; sinergismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese