SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Toxic activity of organic extracts from Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) against Spodoptera frugiperda (J. E. Smith)Coprophagous beetles (Coleoptera: Scarabaeidae) collected in Aquidauana, MS, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Sociedade Entomológica do Brasil

Print version ISSN 0301-8059

Abstract

SILVA, Mauro T.B.. Nível de controle e danos de Sternechus subsignatus (Boheman) (Coleoptera: Curculionidae) em soja, no sistema de plantio direto. An. Soc. Entomol. Bras. [online]. 2000, vol.29, n.4, pp. 809-816. ISSN 0301-8059.  http://dx.doi.org/10.1590/S0301-80592000000400022.

Os estudos foram conduzidos nas safras agrícolas de 1987/88, 1988/89 e 1992/93, em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de avaliar os níveis de infestação e danos de Sternechus subsignatus (Boheman) em soja, no plantio direto. Infestações de um e dois adultos/m de fileira de soja, durante os estádios fenológicos da planta V2 a V5, causaram reduções significativas na produtividade em relação à testemunha (nível zero). Aumentando o número de adultos/m, diminuiu o número de plantas vivas, a altura de plantas e altura de inserção primeira vagem (correlações negativas significativas) e aumentou o número de plantas atacadas e mortas (correlações positivas e significativas). Foram observadas correlações negativas significativas da produtividade com o número de plantas atacadas e mortas, e correlações positivas significativas da produtividade com o número de plantas vivas, altura de plantas e altura de inserção da primeira vagem. A partir de 20% de plantas atacadas foram observadas diferenças na produtividade em relação à testemunha. Com base nos danos produzidos pelo inseto, sugere-se o nível de controle de 0,4 adultos/m de fileira de soja, como indicador para aplicação de inseticidas, via foliar, para proteção das plantas de soja.

Keywords : Insecta; tamanduá-da-soja; plantas danificadas; soja.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese