SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número116Incidência de suicídios e uso de agrotóxicos por trabalhadores rurais em Luz (MG), BrasilDados sociodemográficos e condições de trabalho de pintores expostos a solventes em uma universidade pública da cidade do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

versão impressa ISSN 0303-7657

Resumo

MARTINS JUNIOR, Luiz  e  LORENZI, Ricardo Luiz. Acidente químico com dióxido de enxofre em um populoso distrito de uma grande metrópole: cenários de exposição a partir de um modelo Gaussiano de dispersão. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2007, vol.32, n.116, pp.31-37. ISSN 0303-7657.  http://dx.doi.org/10.1590/S0303-76572007000200005.

O artigo relata a ocorrência de um acidente químico maior em um distrito populoso de uma grande metrópole, envolvendo a emissão de dióxido de enxofre de uma planta de produção de ácido sulfúrico. Discutem-se alguns cenários possíveis de exposição da população do entorno, cotejando-se valores estimados da concentração de dióxido de enxofre com valores referenciais da legislação vigente. O artigo conclui que a construção de tais cenários pode ajudar na análise do risco a que essas populações estão expostas e na tomada de decisões que objetive seu controle.

Palavras-chave : saúde ambiental; poluição do ar; exposição ambiental; compostos de enxofre; poluição industrial [análise e efeitos adversos].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons