SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número124Estado vacinal e conhecimento dos profissionais de saúde sobre hepatite B em um hospital público do nordeste brasileiroAcidentes com material biológico em trabalhadores de enfermagem do Hospital Geral de Palmas (TO) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

versão impressa ISSN 0303-7657

Resumo

SILVA, Ana Isabel Dias da; MACHADO, Jorge Mesquita Huet; SANTOS, Elizabeth Gloria Oliveira Barbosa  e  MARIA HELENA PALUCCI, Marziale. Acidentes com material biológico relacionados ao trabalho: análise de uma abordagem institucional. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2011, vol.36, n.124, pp. 265-273. ISSN 0303-7657.  http://dx.doi.org/10.1590/S0303-76572011000200010.

RESUMO OBJETIVO: analisar o perfil de relatórios, instrumentos de registros e fluxos de tratamento, notificações, acompanhamentos, profilaxias e encaminhamentos devidos a acidentes causados por material perfurocortante em trabalhadores de saúde em uma instituição de saúde pública. Métodos: a coleta de dados usou um questionário semiestruturado aplicado aos profissionais responsáveis pelos registros de acidentes e avaliou os formulários utilizados em três setores da instituição de estudo. RESULTADOS: foram analisados 134 registros de acidentes biológicos. Quando comparamos os registros da instituição com os 50 registrados no mesmo período pelo banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, apenas 11 casos foram concordantes. Também identificamos falta de padronização nos formulários utilizados, fluxos diferentes e falta de registros de investigações dos casos, além de ausência de acompanhamento do desfecho dos acidentes. CONCLUSÃO: constataram-se subnotificação e discordância entre as fontes. Um formulário de registro para acidentes biológicos foi elaborado para informações de notificação e investigações, bem como criado um programa para monitorar acidentes causados por material perfurocortante, visando melhorar a vigilância de saúde dos trabalhadores da instituição.

Palavras-chave : acidentes de trabalho; riscos ocupacionais; saúde pública; vigilância; acidente perfurocortantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português