SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número130O poder de agir dos Técnicos de Segurança do Trabalho: conflitos e limitações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

versão impressa ISSN 0303-7657

Resumo

LACERDA, Kamile Miranda; FERNANDES, Rita de Cássia Pereira; NOBRE, Leticia Coelho da Costa  e  PENA, Paulo Gilvane Lopes. A (in)visibilidade do acidente de trabalho fatal entre as causas externas: estudo qualitativo. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2014, vol.39, n.130, pp.127-135. ISSN 0303-7657.  https://doi.org/10.1590/0303-7657000068112.

Objetivo

descrever o trabalho das vítimas dos acidentes fatais e as circunstâncias desses óbitos relacionados com o trabalho ocorridos em 2004, em Salvador, Bahia.

Métodos

coleta de dados realizada através de questões semiabertas obtidas em entrevista domiciliar com os familiares das vítimas, por meio da autópsia verbal (AV). A análise de conteúdo foi empregada na análise das narrativas. A reconstituição dos 91 acidentes de trabalho (AT) é apresentada em duas seções temáticas: a caracterização do trabalho do acidentado e a circunstância da morte.

Resultados

evidenciou-se a presença marcante do trabalho precário mesmo entre aqueles com vínculo formal, mas essas condições são especialmente flagrantes entre aqueles não regulamentados. A extensão da jornada de trabalho não decorreu de livre escolha, mas de estratégia para auferir a renda mínima necessária. O espaço da rua emergiu como local de AT típico não apenas de AT de trajeto. A morte no trânsito e sua relação com o trabalho, fenômeno ainda pouco explorado, foi evidenciada, além da identificação de homicídio como circunstância de morte decorrente do trabalho precário.

Conclusões

a prevenção da morte e da violência no trabalho requer uma ação integrada das políticas setoriais. A autópsia verbal mostrou-se técnica promissora na produção de informações sobre as causas dos AT, podendo contribuir para a superação da subnotificação.

Palavras-chave : acidentes de trabalho; causas externas; trabalho precário; saúde do trabalhador; autópsia verbal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )