SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número130Occupational health technicians’ power to act: conflicts and limitationsOccupational Health and Environmental Health: potentials and challenges of the relationship between the university, the Brazilian Health System and social movements índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

versión impresa ISSN 0303-7657

Resumen

PINA, José Augusto  y  STOTZ, Eduardo Navarro. Intensificação do trabalho e saúde do trabalhador: uma abordagem teórica. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2014, vol.39, n.130, pp.150-160. ISSN 0303-7657.  http://dx.doi.org/10.1590/0303-7657000074913.

Objetivo

construir uma definição conceitual para o processo intensificação do trabalho e saúde do trabalhador enquanto um objeto de estudo.

Métodos

a abordagem teórica baseia-se no materialismo histórico que, na Saúde Coletiva/Saúde do Trabalhador, encontra sua expressão na determinação social do processo saúde-doença. A discussão se apoia na recente produção de conhecimento científico sobre essa problemática estruturada em dois eixos: intensificação do trabalho e intensificação do trabalho e saúde dos trabalhadores.

Discussão

a análise mostrou que a intensificação do trabalho está implicada em práticas de exploração como o prolongamento da jornada, o intenso ritmo de trabalho e a administração por estresse e, ao mesmo tempo, de expropriação do saber do trabalhador pela gerência, isto é, de suas capacidades físicas, psíquicas e intelectuais. Esses processos determinam uma pluralidade de agravos à saúde e na manifestação do desgaste e do sofrimento difuso dos trabalhadores. Conceitualmente, o objeto intensificação do trabalho e saúde do trabalhador pode ser definido e estudado nas práticas específicas de exploração e expropriação do saber do trabalhador tendentes a enfraquecer sua capacidade coletiva para proteger a saúde e para questionar as determinações dos problemas e agravos à saúde.

Palabras clave : intensificação do trabalho e saúde do trabalhador; Saúde do Trabalhador; administração por estresse; sofrimento difuso; penosidade no trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )