SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Contemporary Brazilian tragedies: the case of Fundão/Samarco tailings dam collapseHealth conditioning factors work-related to health professors: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

Print version ISSN 0303-7657On-line version ISSN 2317-6369

Abstract

STOTZ, Eduardo Navarro  and  PINA, Jose Augusto. Experiência operária e ciência na luta pela saúde e a emancipação social. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2017, vol.42, e12.  Epub Oct 30, 2017. ISSN 2317-6369.  https://doi.org/10.1590/2317-6369000024616.

Este ensaio desenvolve uma reflexão acerca da relação entre experiência operária e ciência na luta pela saúde e a emancipação social como contribuição para o campo da Saúde Coletiva/Saúde do Trabalhador. Partimos desta questão - pode haver compatibilidade entre produção capitalista e saúde? - para assinalar, na primeira seção, a resposta majoritária oferecida pelo movimento sindical brasileiro na atualidade. Na segunda e terceira seções analisamos algumas obras referidas à experiência histórica do enfrentamento do capital pelos trabalhadores, especialmente na Itália nos anos 1960-1970, para pensar, respectivamente, nas respostas à questão proposta e na relação entre teoria e prática. Depois, discutimos as contribuições e os limites do Modelo Operário Italiano de luta pela saúde para, em seguida, recuperarmos deste legado o sentido de classe na relação entre ciência e experiência. Na sexta seção, apresentamos experiências de resistência dos trabalhadores brasileiros à exploração capitalista relacionadas à luta pela saúde, com o que retomamos a questão inicial. Destacamos, na problemática apontada, os sentidos que o direito à saúde e da saúde entendida como luta da classe trabalhadora passam a assumir no âmbito da produção do conhecimento e das ações em saúde.

Keywords : ciência e experiência operária; saúde do trabalhador; capitalismo e saúde; Modelo Operário Italiano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )