SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Contemporary Brazilian tragedies: the case of Fundão/Samarco tailings dam collapseHealth conditioning factors work-related to health professors: an integrative review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

versión impresa ISSN 0303-7657versión On-line ISSN 2317-6369

Resumen

STOTZ, Eduardo Navarro  y  PINA, Jose Augusto. Experiência operária e ciência na luta pela saúde e a emancipação social. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2017, vol.42, e12.  Epub 30-Oct-2017. ISSN 2317-6369.  https://doi.org/10.1590/2317-6369000024616.

Este ensaio desenvolve uma reflexão acerca da relação entre experiência operária e ciência na luta pela saúde e a emancipação social como contribuição para o campo da Saúde Coletiva/Saúde do Trabalhador. Partimos desta questão - pode haver compatibilidade entre produção capitalista e saúde? - para assinalar, na primeira seção, a resposta majoritária oferecida pelo movimento sindical brasileiro na atualidade. Na segunda e terceira seções analisamos algumas obras referidas à experiência histórica do enfrentamento do capital pelos trabalhadores, especialmente na Itália nos anos 1960-1970, para pensar, respectivamente, nas respostas à questão proposta e na relação entre teoria e prática. Depois, discutimos as contribuições e os limites do Modelo Operário Italiano de luta pela saúde para, em seguida, recuperarmos deste legado o sentido de classe na relação entre ciência e experiência. Na sexta seção, apresentamos experiências de resistência dos trabalhadores brasileiros à exploração capitalista relacionadas à luta pela saúde, com o que retomamos a questão inicial. Destacamos, na problemática apontada, os sentidos que o direito à saúde e da saúde entendida como luta da classe trabalhadora passam a assumir no âmbito da produção do conhecimento e das ações em saúde.

Palabras clave : ciência e experiência operária; saúde do trabalhador; capitalismo e saúde; Modelo Operário Italiano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )