SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 suppl.1Health care for gas station workers: a report about the implementation of a health surveillance program and a worker embracement strategy in Campinas, São Paulo, BrazilExposure to benzene in gas stations: strategy for integrated actions in Occupational Health Surveillance in Região dos Vales, Rio Grande do Sul, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

Print version ISSN 0303-7657On-line version ISSN 2317-6369

Abstract

SOUSA, Flávia Nogueira e Ferreira de  and  CARDOSO, Mariana de Castro Brandão. Vigilância da exposição ao benzeno em ambientes e processos de trabalho de postos de combustíveis: relato de experiência do Cerest/Itaberaba, Bahia. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2017, vol.42, suppl.1, e9s.  Epub Dec 04, 2017. ISSN 0303-7657.  https://doi.org/10.1590/2317-6369000123815.

Introdução:

o benzeno é altamente nocivo à saúde. Postos de revenda de combustíveis (PRC) podem oferecer alto risco de exposição ocupacional a essa substância.

Objetivo:

descrever a experiência do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Itaberaba, Bahia (Cerest/Itaberaba), na vigilância da exposição ao benzeno de ambientes e processos de trabalho de PRC.

Métodos:

as ações foram divididas em: capacitação dos técnicos do Cerest/Itaberaba; inspeção em doze PRC realizada em duas etapas - a primeira para avaliação de conformidades e a segunda para avaliação de cumprimento das condicionalidades exigidas na inspeção inicial. Foram analisados os dados dos relatórios de capacitações e dos relatórios de inspeções do Cerest.

Resultados:

após a intervenção do Cerest, aumentou em 2,2 vezes o número de conformidades atendidas nos PRC. Os PRC que firmaram Termos de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Trabalho apresentaram um maior aumento no cumprimento das conformidades em comparação com aqueles que não o fizeram.

Conclusão:

a experiência de atuação intersetorial promoveu benefícios diretos aos trabalhadores.

Keywords : saúde do trabalhador; benzeno; vigilância; postos de revenda de combustíveis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )