Acessibilidade / Reportar erro

Trabalho e saúde nas lutas dos operários da construção civil do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro

Work and Health in the struggles of the construction workers of Rio de Janeiro Petrochemical Complex

Resumo

Introdução:

o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) é uma das maiores obras da construção civil pesada no Brasil. A obra constitui-se em cenário de lutas operárias que expressam conflitos das relações de trabalho com implicações na saúde dos trabalhadores.

Objetivo:

analisar o trabalho e a saúde dos operários da construção civil do Comperj a partir da perspectiva dos trabalhadores, tendo por referência suas lutas e greves.

Métodos:

pesquisa social de caráter qualitativo com observação participante, levantamento documental e entrevistas com trabalhadores e dirigentes sindicais.

Resultados:

as práticas de exploração constatadas nos canteiros de obras foram analisadas sob três categorias: terceirização e a saúde dos trabalhadores, prolongamento do tempo de trabalho e gestão por estresse.

Conclusão:

considerados em conjunto, os resultados representam uma contínua imposição de agravos à saúde dos trabalhadores da construção civil. Nesse contexto, a luta coletiva dos trabalhadores constitui uma condição básica para a proteção à saúde dos trabalhadores.

Palavras-chave:
construção civil; intensificação do trabalho; prolongamento do tempo de trabalho; saúde do trabalhador; terceirização

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO Rua Capote Valente, 710 , 05409 002 São Paulo/SP Brasil, Tel: (55 11) 3066-6076 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbso@fundacentro.gov.br