Acessibilidade / Reportar erro

Queixas e benefícios associados ao trabalho embarcado: relatos on-line de trabalhadores de cruzeiros marítimos

Complaints and benefits concerning work on board: cruise ship workers’ online reports

Resumo

Introdução:

as pesquisas brasileiras sobre condições do trabalho embarcado abordam sobretudo o trabalho offshore, em plataformas marítimas. Estudos sobre a qualidade de vida dos trabalhadores de cruzeiros marítimos são pouco encontrados, provavelmente devido às dificuldades de acesso a essa atividade.

Objetivo:

identificar e descrever condições de trabalho e de vida no mar de trabalhadores de cruzeiros marítimos embarcados, a partir de suas percepções relatadas em blogs.

Métodos:

estudo qualitativo baseado na netnografia (etnografia digital), uma metodologia de caráter etnográfico aplicada em estudos de ambientes e fontes digitais. As informações foram levantadas em 23 blogs e sistematizadas com base na análise de conteúdo.

Resultados:

foram definidas duas categorias temáticas: uma de queixas e outra de benefícios associados ao trabalho embarcado. As queixas mais relatadas foram: falta de conforto, problemas de saúde, estados psicológicos negativos e falhas na organização do trabalho; e os benefícios mencionados foram salário, oportunidades de viagem e socialização facilitada.

Conclusão:

apesar de algumas limitações, as investigações baseadas em relatos on-line permitiram identificar e analisar as condições de trabalho e de vida associadas aos trabalhadores embarcados.

Palavras-chave:
trabalho embarcado; relatos de experiências em ambientes virtuais; etnografia virtual; cruzeiros marítimos, saúde do trabalhador

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO Rua Capote Valente, 710 , 05409 002 São Paulo/SP Brasil, Tel: (55 11) 3066-6076 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbso@fundacentro.gov.br