SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Work-related mental illness prevention: the praxis of Brazilian public health system professionals committed to the worker’s health índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

versión impresa ISSN 0303-7657versión On-line ISSN 2317-6369

Resumen

LAZARINO, Márcia da Silva Anunciação; SILVA, Thais Lacerda e  y  DIAS, Elizabeth Costa. Apoio matricial como estratégia para o fortalecimento da saúde do trabalhador na atenção básica. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2019, vol.44, e23.  Epub 13-Jun-2019. ISSN 2317-6369.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6369000009318.

Introdução:

a garantia da atenção integral à saúde do trabalhador requer a incorporação sistemática de ações na atenção básica, sendo o apoio matricial uma estratégia potente para sua viabilização.

Objetivo:

descrever e analisar as práticas de apoio matricial desenvolvidas por um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) junto à rede de serviços de atenção básica, com vistas à incorporação de ações de saúde do trabalhador.

Métodos:

estudo de natureza descritiva. Realizou-se entrevista semiestruturada com 41 profissionais que participaram do processo de matriciamento. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

o apoio matricial possibilitou a ampliação de práticas que reconhecem o usuário enquanto trabalhador e o trabalho como determinante do processo saúde-doença. Com o aumento da resolutividade dos casos e maior articulação entre os profissionais do Cerest e da rede de atenção básica, houve redução dos encaminhamentos aos Cerest. Os desafios identificados incluem a necessidade de qualificar apoiadores e o enfrentamento da sobrecarga de trabalho e da ênfase nas ações assistenciais que ocorrem em detrimento das de vigilância, dificultando a integralidade do cuidado.

Conclusão:

o apoio matricial pode operar como estratégia potente de fortalecimento da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS).

Palabras clave : saúde do trabalhador; atenção primária à saúde; apoio matricial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )