SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Precariousness of work and psychic suffering: psychodynamics of work action in a university hospital pharmacy serviceRethinking alternatives in Worker’s Health from an emancipatory perspective índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

versión impresa ISSN 0303-7657versión On-line ISSN 2317-6369

Resumen

FONSECA, Betânia Moreira Cangussu; BRAGA, Ana Maria Cheble Bahia  y  DIAS, Elizabeth Costa. Planejamento de intervenções em Saúde do Trabalhador no território: uma experiência participativa. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2019, vol.44, e36.  Epub 13-Dic-2019. ISSN 2317-6369.  https://doi.org/10.1590/2317-6369000015018.

Introdução:

a determinação social do processo saúde/doença se operacionaliza através da organização dos serviços de atenção à saúde no território. Pela observação das dinâmicas das atividades humanas e situações de risco nele materializados, com historicidade e mobilidade, é possível intervir sobre os condicionantes, riscos e impactos à saúde, em especial, do trabalhador que nele habita.

Objetivo:

contribuir com a reflexão sobre a importância do território na implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, utilizando-o como instrumento de planejamento desta intervenção.

Método:

pesquisa-intervenção participante; realizou-se uma oficina de diagnóstico do território visando à organização das ações de intervenção em Saúde do Trabalhador utilizando-se do método do Arco e da análise do discurso.

Resultados:

na oficina, com treze profissionais de diferentes segmentos, identificaram-se como prioridades de intervenção o trabalho informal e o ambiente/processo de trabalho do funcionalismo público. A percepção dos principais fatores de risco e agravos conduziu às propostas de intervenção em saúde do trabalhador.

Conclusão:

percebeu-se na análise territorial uma poderosa ferramenta de contribuição para planejamento e execução das ações de promoção, prevenção e atenção integral à saúde dos trabalhadores.

Palabras clave : saúde do trabalhador; território; trabalho informal; precarização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )