SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Miíases humanas por Cochliomyia Hominivorax (Coquerel, 1858) (Diptera, Calliphoridae) em hospitais públicos na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Entomología y Vectores

versão impressa ISSN 0328-0381

Resumo

SCHAEFER, Carl W.. Por que as relações da subfamília Triatominae (Hemiptera: Reduviidae) são importantes?. Entomol. vectores [online]. 2005, vol.12, n.1, pp. 19-35. ISSN 0328-0381.  http://dx.doi.org/10.1590/S0328-03812005000100002.

Esta pergunta se divide em duas: Triatominae é uma subfamília monofilética ? e, se for, a que outras subfamílias de Reduviidae estaria relacionada? Se a resposta para a primeira pergunta for sim, então o que se sabe para alguns membros da subfamília Triatominae pode ser verdade para outros membros; se a resposta for não, então nenhuma predição pode ser feita. Como muitos membros da subfamília Triatominae têm importância médica, tais predições são vitalmente (literalmente) importantes. Pela mesma razão, o conhecimento de subfamílias relacionadas a triatomíneos de importância medica é importante: aqui também predições sobre um membro relacionado podem estar baseadas no conhecimento de outros. Estes pontos são discutidos aqui, e a evidência a favor e contra (especialmente contra) a monofilia de Triatominae é discutida. O status de Linshcosteus, o único gênero de Triatominae do Velho Mundo, também é discutido.

Palavras-chave : Harpactorinae; Linshcosteus; Phylogeny; Peiratinae.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês