SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Eleocharis sellowiana Kunth litter colonization by Chironomidae (Diptera) larvae in a Rio de Janeiro state, Brazil, coastal marsh author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Entomología y Vectores

Print version ISSN 0328-0381

Abstract

BRITO-JUNIOR, Luciano de; ABILIO, Francisco José Pegado  and  WATANABE, Takako. Insetos aquáticos do açude São José dos Cordeiros (semi-árido paraibano) com ênfase em Chironomidae. Entomol. vectores [online]. 2005, vol.12, n.2, pp. 149-157. ISSN 0328-0381.  http://dx.doi.org/10.1590/S0328-03812005000200002.

Com o objetivo de estudar a composição da fauna de Chironomidae e outros insetos aquáticos do açude São José dos Cordeiros (07º 23'S e 36º 49'W), semi-árido paraibano, coletas qualitativas bimestrais foram realizadas durante o período de julho/1998 a julho/1999. Utilizou-se para isso um pegador manual com 0,50 mm de abertura de malha. Os arrastos foram feitos junto a vegetação da margem e as amostras fixadas em formol a 10 %. Para a triagem do material utilizou-se bandejas iluminadas e a identificação dos organismos foi feita através de estereomicroscópio. Foram determinadas algumas variáveis físicas e químicas da água para correlacionar com os dados biológicos. Aedokritus foi o gênero de Chironomidae dominante e freqüente no sedimento do açude, contribuindo com uma abundância máxima de 94,47 % em janeiro/99. Já Dicrotendipes sp3. apenas foi encontrado em julho/98 (12,50% da fauna de insetos aquáticos). Além de Chironomidade, observamos a ocorrência de Ceratopogonidae (Diptera), Gomphidae (Odonata), Coleoptera e Campsurus sp. (Polymitarcyidae, Ephemeroptera). A abundância de muitos gêneros de quironomídeos é significativamente correlacionada com a matéria orgânica do sedimento. Durante o período de setembro/98 a janeiro/99 observamos um aumento na porcentagem de matéria orgânica do sedimento, o que correspondeu a um aumento na abundância de Aedokritus sp. e uma conseqüente redução da abundância de Gomphidae. Portanto, mudanças nas variáveis físicas e químicas da água, associada principalmente a um aumento na quantidade de matéria orgânica pode produzir um conseqüente decréscimo na biomassa de insetos aquáticos.

Keywords : Chironomidae; Aedokritus sp; insetos aquáticos; semi-arido.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese