SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Eleocharis sellowiana Kunth litter colonization by Chironomidae (Diptera) larvae in a Rio de Janeiro state, Brazil, coastal marshChironomidae (Diptera) fauna associated to Salvinia sp. and Myriophyllum sp. in a Corrego do Espraiado reservoir, São Carlos, São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Entomología y Vectores

versión impresa ISSN 0328-0381

Resumen

SONODA, Kathia C.; TRIVINHO-STRIXINO, Susana  y  STRIXINO, Giovanni. Dinâmica da emergência de Parachironomus supparilis Edwards, 1931 (Diptera, Chironomidae) da fitofauna de Cabomba piauhyensis Gardney, 1844. Entomol. vectores [online]. 2005, vol.12, n.2, pp. 173-179. ISSN 0328-0381.  http://dx.doi.org/10.1590/S0328-03812005000200004.

Parachironomus supparilis é uma espécie neotropical de larga ocorrência em toda a América do Sul. Embora o gênero tenha recebido detalhada revisão taxonômica, escassos têm sido os trabalhos de cunho ecológico, principalmente aqueles referentes à dinâmica numérica e aos padrões de emergência. Com o objetivo de analisar a dinâmica fenológica dessa espécie, característica da fauna fitófila de diferentes macrófitas aquáticas de ambientes lênticos, foi estabelecido um programa mensal de coletas de Cabomba piauhyensis (Sonoda, 1999) (Nymphaeaceae) em uma lagoa marginal (Lagoa do Infernão) do Rio Mogi-Guaçu, localizada na Estação Ecológica de Jataí (Luiz Antônio, SP). Volumes pré-fixados da macrófita foram coletados mensalmente e mantidos em laboratório, onde diariamente durante o período de um mês, foram retirados os adultos de Chironomidae, com auxílio de aspirador entomológico. P. supparilis contribuiu com 22,6 % do total de Chironomidae coletados no período de abril/96 a junho/97. Com densidade numérica média de 39 adultos machos/10g peso seco de C. piauhyensis, e com maior intensidade de emergência nos períodos de baixas temperaturas e menor pluviosidade, a espécie apresentou valores máximos de emergência nos meses de ago/96 (84 ind./10g p. s.) e de jun/97 (75 ind./10g p. s.). A presença de adultos durante todo o período de estudo parece indicar que a espécie é multivoltina, apresentando reprodução contínua.

Palabras llave : Dinâmica fenológica; Nymphaeaceae; Parachironomus; Lagoa do Infernão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués