SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Fauna de Chironomidae (Diptera) associada à Salvinia sp. e Myriophyllum sp. num reservatório do córrego do espraiado, São Carlos, São Paulo, BrasilChironomus gr. decorus (Diptera: Chironomidae) e outros insetos aquáticos de um açude temporário do semi-árido paraibano, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Entomología y Vectores

versão impressa ISSN 0328-0381

Resumo

KIKUCHI, Regina Mayumi  e  UIEDA, Virgínia Sanches. Composição e distribuição dos macroinvertebrados em diferentes substratos de fundo de um riacho no Município de Itatinga, São Paulo, Brasil. Entomol. vectores [online]. 2005, vol.12, n.2, pp. 193-231. ISSN 0328-0381.  http://dx.doi.org/10.1590/S0328-03812005000200006.

O padrão de distribuição de organismos aquáticos é resultado da interação entre o hábito, as condições físicas, que compreendem o hábitat (substrato, fluxo, turbulência) e a disponibilidade alimentar. O presente trabalho teve como objetivo conhecer a composição e compreender o padrão de distribuição das comunidades animais de um riacho tropical. As coletas foram realizadas em um afluente da Bacia do Paranapanema, localizado no município de Itatinga, São Paulo. Quando analisada a ocorrência em diferentes tipos de substrato de fundo - vegetal, rochoso e arenoso - encontramos uma maior densidade no substrato rochoso e maior riqueza no substrato vegetal. Nos três substratos, os invertebrados da classe Insecta, e principalmente a ordem Diptera, predominaram em abundância e riqueza de espécies. Desta ordem, nos substratos vegetal e rochoso predominaram as famílias Chironomidae e Simuliidae e no sedimento, a família Chironomidae. Dentre os quironomídeos foram encontrados diversos gêneros, com muitos indivíduos, da subfamília Ortocladiinae.

Palavras-chave : Macroinvertebrados; ambiente lótico; distribuição; substrato; ordenação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português