SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue5Comparative study of parasitological techniques for demonstration of amastigotes and primary isolation of promastigotes in American Cutaneous leishmaniasisPerianal Bowen's disease treated with liquid nitrogen cryosurgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

LEONARDI, Gislaine Ricci; GASPAR, Lorena Rigo  and  CAMPOS, Patrícia M. B. G. Maia. Estudo da variação do pH da pele humana exposta à formulação cosmética acrescida ou não das vitaminas A, E ou de ceramida, por metodologia não invasiva. An. Bras. Dermatol. [online]. 2002, vol.77, n.5, pp. 563-569. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962002000500006.

FUNDAMENTOS: Os cosméticos hidratantes melhoram a pele, aproximando-a de suas condições ideais, pois aumentam a quantidade de água no estrato córneo. As vitaminas A e E, bem como as ceramidas, são substâncias ativas que vêm sendo muito empregadas em hidratantes, os quais constituem uma das mais importantes classes de produtos cosméticos e de higiene corporal. OBJETIVO: - O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito no pH cutâneo da pele humana de uma emulsão O/A (constituída de base auto-emulsionante não iônica) acrescida, ou não, de vitamina A palmitato ou vitamina E acetato ou ceramida III, por metodologia não invasiva MÉTODOS:O estudo foi realizado em 40 mulheres com idade entre 30 e 45 anos, empregando-se o equipamento Skin Phmeter PH 900 PC. As medidas foram efetuadas no antebraço das voluntárias nos tempos de sete e 30 dias após auto-aplicação diária (duas vezes ao dia), dos produtos envolvidos no estudo RESULTADOS E CONCLUSÃO: A presença das vitaminas A ou E, ou da ceramida não alterou de maneira significativa o pH da pele, o que mostra que as formulações estudadas são adequadas para o uso cosmético.

Keywords : lipídios; vitamina A; vitamina E.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese