SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue6Congenital melanocytic neviDermatoses in HIV-infected patients with different degrees of immunosuppression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

BELDA JUNIOR, Walter; SIQUEIRA, Luiz Fernando de Góes; NICO, Marcelo Menta S  and  FAGUNDES, Luiz Jorge. Atividade in vitro de cinco drogas antimicrobianas contra Neisseria gonorrhoeae. An. Bras. Dermatol. [online]. 2002, vol.77, n.6, pp. 661-667. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962002000600003.

FUNDAMENTOS: A utilização de antimicrobianos no tratamento da gonorréia iniciou-se em 1930 com a utilização das sulfonamidas. No decorrer dos anos outras drogas passaram a ser utilizadas em seu tratamento, como a penicilina, a espectinomicina, as tetraciclinas e outras. Embora altamente eficazes no início, essas drogas, ao longo do tempo, passaram a não mais apresentar o resultado terapêutico esperado em virtude do aparecimento de quadros de resistência cromossômica e plasmidial. Assim sendo, para se estabelecer um programa de combate e controle de determinada morbidade bacteriana, é necessária a realização de um programa de vigilância epidemiológica estadiando o comportamento de sensibilidade dos agentes etiológicos aos diferentes agentes terapêuticos. OBJETIVOS E MÉTODOS: Este trabalho teve por objetivo avaliar a sensibilidade das cepas de Neisseria gonorrhoeae às cinco drogas mais utilizadas no tratamento da gonorréia no Brasil (penicilina; cefoxitina; tetraciclina; tianfenicol e espectinomicina), através da concentração inibitória mínima. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Concluímos que drogas como a cefoxitina, o tianfenicol e a espectinomicina ainda constituem excelentes fármacos para o tratamento da gonorréia. A penicilina, embora ainda eficaz, enseja maiores cuidados na sua utilização, frente ao surgimento de cepas resistentes, e a tetraciclina deve ser sobremaneira contra-indicada no tratamento da gonorréia.

Keywords : gonorréia; neisseria gonorrhoeae; resistência a drogas; testes de sensibilidade microbiana.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese