SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue1Basal cell carcinomas: anatomopathological and clinical study of 704 tumors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

LUPI, Omar. Doenças priônicas: avaliação dos riscos envolvidos na utilização de produtos de origem bovina. An. Bras. Dermatol. [online]. 2003, vol.78, n.1, pp. 7-18. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962003000100002.

Os príons são proteínas que se mostram capazes de auto-replicação apesar de, para isso, alterar o metabolismo celular. São responsáveis por inúmeras doenças em animais e no ser humano (doenças priônicas), todas elas fatais. Essas moléstias apresentam enorme variabilidade quanto ao período de incubação, de alguns meses a 40 anos. Os príons acumulam-se e destroem os neurônios, provocando quadros conhecidos como encefalopatias espongiosiformes. Discute-se a apresentação clínica, epidemiológica e histórica das doenças priônicas. O foco maior de discussão recai, no entanto, na possibilidade teórica da transmissão iatrogênica dos príons por meio das formulações tópicas que utilizam ceramidas (cerebrosídeos) ou placenta de origem bovina, assim como pelo risco representado por alguns procedimentos dermatológicos, como transplantes da pele e implantes de colágeno.

Keywords : ceramidas; dermatologia; encefalopatia espongiforme bovina; príons.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese