SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue1Epidemiologic profile of HIV - positive patients with dermatoses in Natal/RN /BrazilTherapy of alopecia areata with topical corticosteroid: prospective double-blind controlled assay in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

MAGALHAES, Geraldo Magela; SUCCI, Isabel Cristina Brasil  and  SOUSA, Maria Auxiliadora Jeunon. Subsídios para o estudo histopatológico das lesões ungueais. An. Bras. Dermatol. [online]. 2003, vol.78, n.1, pp. 49-61. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962003000100005.

FUNDAMENTOS: Os autores apresentam ampla revisão sobre os fundamentos da biópsia da unidade ungueal, fornecendo bases teóricas sobre anatomia, histologia e histopatologia. Abordam, detalhadamente, as indicações e os objetivos da biópsia da unidade ungueal e as várias técnicas disponíveis. OBJETIVOS: Definir os locais adequados da biópsia do aparelho ungueal para as diferentes doenças da unha, comparar duas formas de amaciamento da lâmina ungueal, uma utilizando KOH a 20%, outra, solução aquosa de Tween 40 a 10%, e estabelecer uma rotina para o processamento do material de biópsia. MÉTODOS: O grupo de estudo constou de 11 pacientes com doença ungueal, que procuraram o ambulatório de Dermatologia do HUPE/UERJ para esclarecimento diagnóstico. Foi realizado o total de 12 biópsias. RESULTADOS: Não houve diferença na dificuldade técnica, em incluir ou cortar o material, consoante ao método de amaciamento utilizado, nem prejuízo citológico ou histológico ao exame histopatológico. CONCLUSÕES: Os autores concluíram que biópsia ungueal é procedimento seguro e eficaz para esclarecer o diagnóstico das doenças ungueais quando o exame clínico ou outras técnicas falharam. Também é importante, para quem deseja realizar o procedimento, o conhecimento adequado da anatomia dessa região.

Keywords : biópsia; doenças da unha; patologia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese