SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue1Therapy of alopecia areata with topical corticosteroid: prospective double-blind controlled assay in childrenAngiolymphoid hyperplasia with eosinophilia: report of two cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

LEITE, Rubens Marcelo Souza; LEITE, Adriana Aragão Craveiro; FRIEDMAN, Horácio  and  FRIEDMAN, Isabel. A síndrome do respirador bucal como fator de risco para queilite actínica. An. Bras. Dermatol. [online]. 2003, vol.78, n.1, pp. 73-78. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962003000100007.

A síndrome do respirador bucal é caracterizada por alterações anatômicas que acarretam distúrbios respiratórios induzindo as crianças afetadas a utilizarem a via bucal para respirar. Entre as alterações anatômicas que esses pacientes apresentam, está a típica fácies adenoidiana, caracterizando um indivíduo sempre com a boca aberta. Tais alterações anatômicas conferem ao lábio inferior posição mais propensa à ação dos raios ultravioleta e das alterações actínicas decorrentes dessa exposição mais freqüente. Os autores relatam o caso clínico de uma criança de 11 anos com síndrome do respirador bucal e alterações labiais intensas de queilite actínica. Defendem a idéia de que a síndrome do respirador bucal poderia ser um fator de risco a mais para o aparecimento da queilite actínica.

Keywords : aqueilite; respiração bucal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese