SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue2Multicentric open clinical study of the efficacy and tolerability of adapalene 0.1% gel* in patients with acne vulgaris author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

MARQUES, Silvio Alencar. Paracoccidioidomicose: atualização epidemiológica, clínica e terapêutica. An. Bras. Dermatol. [online]. 2003, vol.78, n.2, pp. 135-146. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962003000200002.

São apresentados dados de atualização epidemiológica, clínica, diagnóstica e terapêutica relativos à paracoccidioidomicose. Discute-se a importância epidemiológica resultante do isolamento do Paracoccidioides brasiliensis a partir do tatu (Dasypus novemcinctus) em regiões do Brasil e Colômbia, assim como dos resultados de inquéritos soroepidemiológicos em cães e do surgimento do primeiro caso de paracoccidioidomicose doença em cão. As dificuldades de isolamento do fungo a partir do solo são correlacionadas com novos informes de investigação epidemiológica. São apresentados aspectos clínicos das manifestações da forma aguda da doença, assim como das manifestações da neuroparacoccidioidomicose e da enfermidade associada à infecção pelo HIV. Discute-se o papel da sorologia e da técnica da PCR no diagnóstico e dos possíveis avanços no tratamento da paracoccidioidomicose com os novos derivados triazólicos.

Keywords : diagnóstico; epidemiologia; paracoccidioidomicose; terapêutica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese