SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue2Paracoccidioidomycosis: epidemiological, clinical and treatment up-dateHistopathological study of erythema chronicum migrans cases diagnosed in Manaus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

RAMOS-E-SILVA, Marcia et al. Estudo clínico aberto multicêntrico da efetividade e tolerabilidade do gel de adapaleno a 0,1%* em pacientes com acne vulgar. An. Bras. Dermatol. [online]. 2003, vol.78, n.2, pp. 155-168. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962003000200003.

FUNDAMENTOS: O adapaleno é um derivado do ácido naftóico, com propriedades biológicas similares às do ácido retinóico e utilizado no tratamento da acne vulgar. OBJETIVOS: Avaliar a eficácia e a tolerabilidade do adapaleno 0,1% gel no tratamento da acne vulgar leve à moderada, em pacientes residentes no Brasil. MATERIAIS E MÉTODOS: Os pacientes aplicaram o gel à noite, durante 12 semanas, e foram avaliados quanto à efetividade pelo número de lesões em cada visita e quanto à tolerabilidade ao produto nas consultas da segunda e da décima segunda semana. RESULTADOS: Dos 125 pacientes, 81,6% completaram as 12 semanas de tratamento, e 10,4% dos casos terminaram o estudo antes do período estabelecido por estarem livres de lesões. Os resultados permitem confirmar a marcante atividade antiinflamatória, antiproliferativa e na diferenciação celular dos ceratinócitos. Houve diminuição dos comedões e das lesões inflamatórias, com resposta satisfatória no eritema, no ressecamento e na descamação da pele. Efeitos adversos pouco graves foram relatados em apenas 9,6% dos pacientes. CONCLUSÕES: O adapaleno, neste estudo e nos vários que o antecederam, vem-se mostrando uma das melhores opções de tratamento tópico para os casos leves a moderados de acne vulgar.

Keywords : acne vulgar; terapêutica; tretinoína.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese