SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue4Study of age-related changes in human skin using histomorphometric and autofluorescence approachesOnychomycosis caused by emergent fungi: clinical analysis, diagnosis and revision author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

UTIYAMA, Yassunobu et al. Estudo retrospectivo de 288 lipoaspirações realizadas no serviço de dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. An. Bras. Dermatol. [online]. 2003, vol.78, n.4, pp. 435-442. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962003000400005.

RESUMO FUNDAMENTOS: A lipoaspiração ou lipossucção consiste na remoção cirúrgica de gordura subcutânea. Inicialmente foram realizadas pelo método "seco", sem nenhuma infiltração local de solução anestésica com sérias complicações pós-operatórias. Após a introdução da técnica "tumescente" com a utilização da solução de Klein tornou-se possível realizar cirurgias de lipoaspiração de forma segura. OBJETIVO: Analisar as cirurgias de lipoaspiração pela técnica tumescente quanto a sexo, idade, localização, volume aspirado, quantidade de gordura retirada, volume de solução anestésica de Klein utilizado e possíveis complicações. MATERIAL E MÉTODOS:Trata-se de estudo retrospectivo, desenvolvido no período de 1994 a 2000, de 288 cirurgias de lipoaspiração realizadas em 266 pacientes, no ambulatório na Clínica de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. RESULTADOS: Houve nítido predomínio do sexo feminino em relação ao sexo masculino, sendo a faixa etária mais freqüente a de 30-50 anos de idade. As regiões mais freqüentemente lipoaspiradas foram: abdômen, região trocantérica e flancos. A quantidade de gordura aspirada e o volume da solução de Klein injetado variaram conforme a região operada. Não foram observadas complicações no trans e pós-operatório. CONCLUSÃO: A cirurgia é segura, podendo ser realizada em ambulatório. A solução de Klein permite realizar a cirurgia com anestesia local oferecendo suficiente analgesia intra e pós-operatória, com rápida recuperação. Quando a lipoaspiração é realizada com anestesia tumescente, obedecendo a uma seleção criteriosa dos pacientes, os riscos cirúrgicos são extremamente raros.

Keywords : cirurgia; lipectomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese