SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue4Mosaic epidermolytic hyperkeratosisPeutz-Jeghers Syndrome: treatment of oral lentiginosis with Alexandrite laser author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

KALIL-GASPAR, Pedro. Neuropeptídeos na pele. An. Bras. Dermatol. [online]. 2003, vol.78, n.4, pp. 483-498. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962003000400010.

Há evidências crescentes de que a inervação cutânea é capaz de modular uma variedade de fenômenos cutâneos agudos e crônicos, interagindo com as células da pele e seus componentes imunes. Essa forma de sinalização local entre tecido nervoso e tecido cutâneo ocorre especialmente por meio dos neuropeptídeos, uma numerosa família de neurotransmissores de natureza química comum e nomenclatura heterogênea presentes em todo o sistema nervoso e secretados pelas fibras nervosas cutâneas. São alvo desta revisão os neuropeptídeos substância P (SP), o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP), o peptídeo vasoativo intestinal (VIP), o peptídeo ativador da adenilato-ciclase pituitária (PACAP), o neuropeptídeo Y (NPY) e a somatostatina (SOM). Serão discutidas suas ações sobre as células da pele e sistema imune, bem como estudos recentes que sugerem a participação dos neuropeptídeos nas respostas inflamatórias cutâneas, nas reações de hipersensibilidade e em dermatoses humanas, notadamente na psoríase, dermatite atópica, hanseníase e alopecia.

Keywords : alopecia; dermatite atópica; fatores de crescimento neural; hanseníase; hipersensibilidade; neuropeptídeos; pele; psoríase.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese