SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue1Vascular malformationsAntineutrophil cytoplasmic antibody (ANCA) in pyoderma gangrenosum, a serologic marker for associated systemic diseases: a study of eight cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

EL ACHKAR, Marice Emanuela; MACHADO, Alexandre Bortoli; PEREIMA, Maurício José  and  BASTOS, José Caldeira Ferreira. Análise clínica e estudo anatomopatológico do prepúcio de pacientes submetidos à postectomia. An. Bras. Dermatol. [online]. 2004, vol.79, n.1, pp. 29-37. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962004000100003.

FUNDAMENTOS E OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo analisar as características histológicas do prepúcio na presença de fimose e a incidência de líquen escleroso (LE) como causa de fimose. MÉTODOS: O Estudo prospectivo incluiu 40 pacientes do sexo masculino com idade entre cinco e 14 anos, com diagnóstico de fimose e indicação cirúrgica como tratamento. Os pacientes - distribuídos em dois grupos em relação ao tempo de doença: fimose primária e secundária - foram submetidos à postectomia no Hospital Infantil Joana de Gusmão, e as peças excisadas, examinadas separadamente por três patologistas. De acordo com as características histopatológicas, os pacientes foram distribuídos em três grupos: achado histológico normal de pele, infiltrado liquenóide e LE. RESULTADOS: As intercorrências clínicas mais freqüentes relatadas pelos pacientes com fimose foram a balanopostite e a infecção do trato urinário (ITU). A maioria deles, 65%, não apresentou alteração histológica da pele; em 22,5% encontrou-se infiltrado liquenóide; e 12,5% dos casos apresentaram alterações próprias de LE. Predominaram os casos de fimose adquirida, representando 57,5% do total. Todos os casos de LE ocorreram nos pacientes com fimose adquirida. A principal indicação cirúrgica desta casuística foi a falência do tratamento clínico (45%), seguida por balanopostite de repetição (25%), estenose grave do prepúcio (17,5%), ITU de repetição (10%) e doença urinária associada (2,5%). CONCLUSÃO: Neste estudo, os autores concluíram que o LE, como causa de fimose, mostrou a incidência de 12,5%.

Keywords : circuncisão; fimose; líquen escleroso.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese