SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue3Systemic treatment of psoriasis - Part I: methotrexate and acitretinPediatric dermatoses at the Clinicas Hospital, Federal University of Pernambuco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

BRITO, Maria de Fátima de Medeiros; SANT'ANNA, Iara Pessoa  and  FIGUEIROA, Fábia. Avaliação laboratorial dos efeitos colaterais pelo uso da acitretina em crianças portadoras de ictiose lamelar: seguimento por um ano. An. Bras. Dermatol. [online]. 2004, vol.79, n.3, pp. 283-288. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962004000300003.

FUNDAMENTOS: Os retinóides orais representam uma das principais terapêuticas dermatológicas nas últimas décadas e têm sido indispensáveis para o tratamento das desordens de queratinização, particularmente a psoríase, ictioses e acne.1 OBJETIVOS: Avaliar a tolerabilidade da acitetrina com atenção para os efeitos no metabolismo lipídico, função hepática e no sistema osteoarticular em crianças portadoras de ictiose lamelar. MÉTODOS: Estudo prospectivo de 10 crianças portadoras de ictiose lamelar avaliadas clínica e laboratorialmente pelo período de um ano. Cada paciente foi inicialmente tratado com 10mg.dia ou aproximadamente 0,5mg.kg-1.dia. As doses foram ajustadas de acordo com a eficácia clínica e mantidas por um ano. RESULTADOS: Das 10 crianças estudadas, todas evoluíram com alguma resposta clínica satisfatória ao final de um ano de acompanhamento. Não foram observadas alterações nas transaminases e nos lipídeos séricos, e, das seis crianças em que foi estudada a idade óssea, apenas uma apresentou alteração. CONCLUSÃO: O uso da acitretina, quando administrada em doses adequadas e pelo período de um ano, é seguro e eficaz, sendo justificada sua utilização pelos benefícios dessa medicação e tendo em vista a insignificância das alterações laboratoriais apresentadas no estudo em questão.

Keywords : acitretina; criança; Ictiose Lamelar.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese