SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue3Pediatric dermatoses at the Clinicas Hospital, Federal University of PernambucoStudy of nine observed cases of Tinea Nigra in Greater Vitória (Espírito Santo state, Brazil) over a period of five years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

OKAJIMA, Renata Mie Oyama; FREITAS, Thaís Helena Proença de  and  ZAITZ, Clarisse. Estudo clínico de 35 pacientes com diagnóstico de erisipela internados no Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. An. Bras. Dermatol. [online]. 2004, vol.79, n.3, pp. 295-303. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962004000300005.

FUNDAMENTOS: Erisipela e celulite são infecções cutâneas freqüentes. OBJETIVOS: Com o objetivo de avaliar incidência, fatores de risco, principais complicações, esquemas terapêuticos utilizados e evolução. MÉTODOS: Foram estudados 35 pacientes com diagnóstico de erisipela internados nas enfermarias do Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo no período de abril a agosto de 2002. RESULTADOS: A incidência de pacientes com diagnóstico de erisipela no período estudado foi de 0,87%. O fator de risco local mais encontrado foi o linfedema, seguido por episódios prévios de erisipela. Dos fatores de risco gerais, aqueles que comprometem a imunidade, como diabetes mellitus, etilismo e neoplasias, foram os mais observados em associação ao quadro de infecção dermatológica. Sinais inflamatórios locais foram encontrados em 97,8% dos casos. Verificaram-se quatro casos com complicações: necrose, abscesso, trombose venosa profunda e septicemia. A evolução dos pacientes foi satisfatória em mais de 97% dos casos. CONCLUSÕES: O tratamento com penicilina cristalina foi associado ao menor número de complicações (p<0,05) e ao menor custo (p<0,05), e a associação de anticoagulantes à terapia evidenciou menor incidência de complicações (p<0,05).

Keywords : celulite; erisipela; heparina; terapêutica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese