SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue3Erysipelas: a clinical study of 35 pacients hospitalized at the São Paulo Central Hospital of Irmandade da Santa Casa de MisericórdiaInterphalangeal pads on pachydermodactyly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

DINIZ, Lucia Martins. Estudo de nove casos de tinha negra observados na Grande Vitória (Espírito Santo, Brasil) durante período de cinco anos. An. Bras. Dermatol. [online]. 2004, vol.79, n.3, pp. 305-310. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962004000300006.

FUNDAMENTOS: Tinha negra ou ceratofitose negra constitui-se em infecção fúngica crônica do estrato córneo da epiderme, rara, causada pelo fungo filamentoso Phaeoannellomyces werneckii. Caracteriza-se clinicamente por mancha acastanhada, de limites nítidos, pouco descamativa, assintomática, preferencialmente localizada na palma da mão. OBJETIVO: Registrar a presença de casos de tinha negra no Estado do Espírito Santo e descrever suas características epidemiológicas. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Foram pesquisados casos com o diagnóstico clínico de tinha negra em meio a todos os pacientes submetidos a exames laboratoriais para a determinação de fungos no laboratório do Serviço de Dermatologia de Vitória, no período de primeiro de janeiro de 1998 a primeiro de janeiro de 2003. RESULTADOS: Foram encontrados nove casos de tinha negra, sendo todos os portadores da raça branca com lesão localizada em uma das palmas das mãos; sete casos (77,7%) no sexo feminino, e seis casos (66,6%) na faixa de idade pré-escolar. Houve confirmação laboratorial em todos os casos. CONCLUSÕES: a) Foram diagnosticados nove casos de tinha negra durante o estudo, mesmo em região de praia; b) o sexo feminino, a raça branca e as crianças foram mais freqüentemente acometidos; c) a localização preferencial foi na região palmar, com predileção pela mão esquerda.

Keywords : epidemiologia; exophiala; tinha.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese