SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue4Digital clubbing as the initial diagnosis of bronchogenic cancerSevere cutaneous adverse reactions to drugs - relevant aspects to diagnosis and treatment - Part I: Anaphylaxis and anaphylactoid reactions, erythroderma and the clinical spectrum of Stevens-Johnson syndrome & toxic epidermal necrolysis (Lyell´s disease) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

OLIVEIRA-NETO, Manoel P; MATTOS, Marise; CUZZI-MAYA, Tulia  and  PIRMEZ, Claude. Paniculite eosinofílica localizada em conseqüência de injeções intramusculares de composto de antimônio para tratamento de leishmaniose tegumentar americana. An. Bras. Dermatol. [online]. 2004, vol.79, n.4, pp. 389-390. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962004000400008.

Paniculite eosinofílica pode ser desencadeada por muitos fatores; aqui os autores descrevem a síndrome em conseqüência de injeções intramusculares de compostos de antimônio para tratamento de leishmaniose tegumentar americana em três pacientes. Todos eles desenvolveram lesões em placa, profundamente infiltradas, no local da injeção antimonial. A histopatologia mostrou acentuado infiltrado inflamatório da hipoderme com numerosos eosinófilos. O estudo imunológico não demonstrou imunoglobulinas ou frações do complemento nas lesões. O diagnóstico final foi de paniculite eosinofílica ocorrendo como efeito colateral da terapia antimonial. O mecanismo patogênico dessa paniculite não pôde ser definido. As hipóteses sugeridas foram de lesão induzida por fenômeno físico - a pressão exercida pelo volume do líquido injetado - ou de uma reação alérgica ao antimônio.

Keywords : antimônio [efeitos adversos]; leishmaniose cutânea [terapia]; paniculite.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese