SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue2Cyclophosphamide pulse therapy for pemphigus: report of seven casesDermatology and pregnancy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

FONSECA, Adivaldo Henrique da et al. Borreliose de Lyme simile: uma doença emergente e relevante para a dermatologia no Brasil. An. Bras. Dermatol. [online]. 2005, vol.80, n.2, pp. 171-178. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962005000200008.

Neste trabalho de revisão são apresentadas doenças relacionadas com espiroquetas do gênero Borrelia, agentes etiológicos de diferentes enfermidades comuns ao homem e a animais. Enfatizou-se a Borrelia burgdorferi lato sensu, que inclui diferentes espécies causadoras de doenças e com envolvimento sistêmico, com interesse em várias especialidades médicas, como dermatologia, reumatologia, cardiologia e neurologia. Considerando que existem diferenças quanto ao agente etiológico, além dos aspectos clínicos e laboratoriais, quando comparada com a borreliose de Lyme causada pelas Borrelia burgdorferi, B. garinii e B. afzelli, a infecção no Brasil deve ser referida como borreliose de Lyme simile. O eritema migratório recidivante é a principal manifestação clínica da borreliose existente tanto no Brasil como nos demais países. Essa lesão clássica está relacionada com a picada do carrapato vetor e inicia-se como uma mácula ou pápula cutânea avermelhada, de caráter expansivo, eventualmente surgem lesões semelhantes múltiplas a distância. A manifestação clínica da enfermidade, em especial o envolvimento cutâneo, é o parâmetro diagnóstico mais relevante, e os exames complementares sorológicos confirmam a suspeita clínica.

Keywords : Borrelia; Doença de Lyme; Eritema migratório.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese